01 dezembro, 2006

A Cidade / Pinturas / 2004

Projeto para a cidade e Diário de bordo





Cidade 3 / Acrílica s/tela / 100 x 120 cm / 2004



Angel Rama nos lembra que, antes de serem uma realidade de ruas, casas, praças, avenidas, viadutos e pontes, as cidades nasciam completas, por um parto da inteligência, nas normas que as teorizavam, nas atas de fundação que as instituíam, nos planos que as desenhavam idealmente, com essa fatal regularidade que espreita os sonhos da razão. Cidades desenhadas, cidades pintadas, cidades escritas existiram -na voz, no papel e na tela - muito antes de serem construídas. E seguirão existindo, diferentes e semelhantes, iguais e paralelas ás concretas cidades de cimento e tijolos.
A série "A CIDADE" é composta pinturas e caixas de desenhos que versam sobre a paisagem urbana. São trabalhos produzidos a partir de desenhos dos diários de bordo colhidos nos percursos pela cidade, nos altos de prédios e satélites que cobrem as metrópoles. Busca-se construir, por pura especulação, uma imagem virtual, planejada e visível da cidade, muito além de sua existência factual. Um arquétipo de cidade que sobrevive em constante mudança pela obra do homem e pela usura do tempo.
Profa. Dra. Maria Angélica Melendi (EBA / UFMG)
Créditos Fotográficos: Kurtnavigator

2 comentários:

Anônimo disse...

Alan...esta lindo seu blog!Amei essa pintura além da pintura ...e que álem!!!Muito criativa e colorida.Adorei tb a pintura do quarto de criança e da sala.Muito bom gosto!Parabéns meu querido!!
Beijinhos .Bethania.

Anônimo disse...

Una propuesta muy original y auténtica que cautiva el observar ! Alan posée un ingenio propio al combinar espacio, objetos e intenciones!
Gostei muito! Parabéns !
Seu amigo de Venezuela, Miguel Campos Kaiser