27 outubro, 2014

Ensaios para o Livro do Vento










Notas sobre O Livro do Vento:


Ensaios para o Livro do Vento é uma série de desenhos e pinturas sobre papel, produzida a partir de um banco de imagens de tornados ocorridos em diversas partes do mundo, colecionados de pesquisa em jornais e internet. Imagens documentais que separadas do contexto da notícia e das coordenadas geográficas se tornariam a narrativa de um único evento.

O Livro de vento é ainda uma hipótese criativa de um objeto do qual não se sabe muito, e que poderá se confirmar como um livro, montado seguindo sua estrutura habitual de leitura ou que conservará do objeto livro apenas sua pretensa intencionalidade de conjunto, mas com apresentação, organização e percursos narrativos indeterminados. A composição das imagens no papel remonta a organização de uma página de livro que teria seu texto subtraído, conservando o espaço vazio da página. A variação da dinâmica das pinturas no suporte pretende criar a necessidade visual de uma diagramação em páginas nas quais se encontrariam imagem e palavra.

O vento como uma metáfora da passagem do tempo é representado na imagem dos tornados como uma ocorrência natural de extrema força e imprevisibilidade. Um fenômeno sobre o qual não temos controle e que juntamente com a agonia que traz consigo, traria também a inevitável necessidade de recomeço e reconstrução. O livro do vento pretende criar um percurso poético para um tornado que se deslocaria pelas páginas de um livro apagando sua história, mas nos entregando o branco vazio que de modo análogo a realidade proporia o desejo de uma nova escrita.

(Primeira montagem / Óleo e alquídica s - papel / 27 x 38 cm / 2014)

Nenhum comentário: