12 julho, 2015

SOBRE INCERTAS CASAS - Individual na Galeria Emma Thomas - SP

Exposição até 08 de agosto de 2015.
Sobre Incertas Casas
ALAN FONTES  -  Galeria Emma Thomas – Julho de 2015













 






A mostra Sobre Incertas Casas propõe explorar a poética de uma arquitetura ideal, composta de lares ideais para especular pictoricamente sobre a utopia de um mundo ideal.

Na seqüência da pesquisa que desenvolvo sobre a poética da Casa e da Cidade, a presente mostra se insere após a realização de um conjunto de pinturas de casas destruídas produzidas a partir de imagens documentais de diversas partes do mundo. Tais pinturas denominadas Casas Desconstruídas, propunham uma reflexão sobre a unidade da casa enquanto invólucro do corpo e sua desmaterialização como um evento simbólico e universal. 

No presente trabalho a questão levantada não se dá pela destruição da casa, mas pelo pensamento de edificações planejadas que se tornariam inviáveis quando levadas para a realidade de um mundo heterogêneo, onde a ocupação harmônica do espaço se revelaria em algum momento inalcançável. Uma idealização incompatível com a situação da casa como arquitetura viva e, por conseguinte, sujeita à passagem do tempo e de analogias com as questões do individuo e sua constante transformação.

A série de pinturas foi produzida a partir de um banco de imagens de casas e prédios com referências na arquitetura modernista e minimalista, composto por meio de pesquisa de internet, revistas de arquitetura e imagens fotográficas produzidas em derivas por cidades. Tais imagens são combinadas e reinventadas no processo de trabalho para esteticamente se adequarem a uma cidade pictórica fictícia.


Uma paisagem simbólica, composta de arquiteturas frias e impermeáveis que se encaixam no espaço de modo escultural. Casas de concreto branco e vidro que tentam devolver à paisagem, parte do espaço natural que ocupam. Lares esvaziados da presença de vida, reveladores de um desejo de organização em uma paisagem improvável.

Nenhum comentário: