30 novembro, 2011

Entre Casa e Cidades ou Sweet Lands.

Entre Casas e Cidades ou Sweet Lands
Mostra Indivudual Alan Fontes
Galeria Celma Albuquerque / Belo Horizonte.

até 07 de janeiro de 2012.











Notas do processo:
Duas versões de cidades. Arquiteturas paralelas. Pré-texto de uma pintura. Indeterminada.
Uma transição pictórica e/ ou apenas duas possibilidades simultâneas de abordagens.
Primeira versão, poética, onírica, idealizada, desprendida de uma pretensa realidade. Projetada a partir de um mundo que assume deformações formais e cromáticas, afetada por aspectos da subjetividade. Paisagem imaginada. Versão individual da unidade Casa, sob aspecto intimista revelando a A Casa como retrato de desejos individuais. Micro paisagens afetivas. Projeto do que nunca vai ser.
Tem origem no desenho.
Segunda versão, técnica, realista, projetada, concretizada no mundo real. Representada a partir de uma representação tecnológica da realidade. Expõe deficiências e inverdades de toda a forma de entendimento do mundo real, do espaço real. Versão coletiva da Casa inserida no espaço urbano. Urbe. Casa ou morada sob aspecto coletivista. Resquício de um documento do espaço, sob uma ótica plástica que transforma tudo em camadas de tinta. Macro paisagens materializadas. Imagem do que às vezes é.
Tem origem na imagem fotográfica.
Sweet Lands - Aborda um espaço intermediário situado entre o que sabemos sobre o universo intimista da casa e o universo coletivo das cidades. Paradoxos contidos entre duas versões de cidades. Ironicamente doces paisagens. Doces absurdos.

Um comentário:

Sonia Assis disse...

Parabéns Alan, Estive lá na Celma. adorei o vazio e a expectativa de algum sobrevivente. Projeções de uma realidade virtual, irrealidades que pouco a pouco se incorporam na idéia de vida. Beijos, Sonia Assis