10 abril, 2018

Série Black Lands - SP ARTE 2018.











Sobre Black Lands. 

Abril de 2018.


Black Lands é uma pesquisa iniciada em 2016 e que se encontra em andamento. Uma série de pinturas que representam pequenas casas e outras edificações arquitetônicas solitariamente compostas em grandes telas negras que remetem a oceanos tempestuosos.

As casas representadas são em sua maior parte casas reais, levantadas sobre pequenas ilhas em diversas partes do mundo, isoladas de qualquer contato ou comunicação civilizatória. Outros prédios representados fazem parte de uma coleção de imagens de edifícios públicos historicamente representativos que não existem mais.

A série Black Lands é elaborada a partir de uma estratégia de composição que contrapõe a representação diminuta das casas e prédios, realizados de forma naturalista, com grandes áreas realizadas unicamente com a combinação empastes e camadas de tinta em diversos tons escuros. Uma espécie de pequena figuração estranhamente anexada a uma tela expressionista abstrata.

Se considerarmos as estruturas das casas e prédios como símbolos da ideia de corpo, assim como conceitualizado por Gaston Bachelard, poderíamos pensar que as pinturas remeteriam ao isolamento do indivíduo em um mundo complexo e obscuro.  Uma espécie de metáfora da solidão e angustia contemporânea. Tal metáfora poderia ainda ser percebida sob dois pontos de vista: um primeiro que remeteria a um isolamento contraditório em uma época permeada pelo excesso de meios de comunicação e redes sociais. E em um segundo aspecto que remeteria também a uma indefinição temporal da paisagem urbana, ou a um esquecimento natural a que as estruturas arquitetônicas (ou corpos, vida a morte) estariam submetidas à medida que se perdem no contínuo processo de construção e destruição das cidades.



Alan Fontes.




Novo site: www.alanfontes.com

Nenhum comentário: