18 fevereiro, 2014

Série Desconstruções.


A série de pinturas Desconstruções é uma pesquisa que parte de um banco de imagens de acidentes, guerras e catástrofes naturais coletadas em jornais, revistas e internet que documentam casas destruídas em diversas partes do mundo. Tais imagens são selecionadas por mostrarem casas as quais a estrutura arquitetônica em partes tenha sobrevivido aos fatos. Estas imagens na execução das pinturas recebem intervenções de ordem poética em pontos preservados da arquitetura.

A série Desconstruções iniciada em 2013 é decorrente de duas pesquisas plásticas que desenvolvo desde 2005 em torno do tema A Casa. Duas séries de trabalhos, sendo que uma acerca dos interiores domésticos, e a outra, sobre paisagens urbanas. As duas pesquisas caminharam no sentido construtivo da casa e sob esse aspecto a série atual representaria um ponto de conclusão ou mesmo uma dobra conceitual ainda a ser compreendida.

Minha visão da casa neste momento do trabalho firma-se como uma visão afetiva da casa. Mesmo compreendendo que inevitavelmente quando tratamos da casa estamos tratando de arquitetura, esse aspecto tonar-se relativamente secundário quando a casa é vista como um símbolo de invólucro de memórias ou mesmo de forma mais contundente como um corpo vivente, ao modo considerado por Gaston Bachelard em sua Poética do Espaço.  

1o Momento: Pinturas a partir de fotos documentais.



Desconstruções n0 10  / Óleo e encáustica fria s-tela /  56 x 88 cm / 2014. 



Desconstruções n0 9 / Óleo e encáustica fria s-tela /  56 x 88 cm / 2014. 



Desconstruções n0 11 / Óleo e encáustica fria s-tela /  56 x 88 cm / 2014. 



  Desconstruções n0 6 / Óleo e encáustica fria s-tela /  150 x 170 cm / 2014. 



Desconstruções n0 7 / Óleo e encáustica fria s-tela /  56 x 88 cm / 2014. 

Nenhum comentário: